13/10/2009

1º Encontro da 2ª Etapa do Gestar- Oficina Introdutória

Dia 09 de outubro realizamos nosso 1º encontro da 2ª Etapa do Gestar. Neste dia coloquei para as cursistas como foi meu curso na semana de 28 de setembro a 02 de outubro, na UNIRITTER, em Porto Alegre.
Abri este encontro com o slide "Trabalho em equipe" as cursistas não conheciam e comentamos que este tema está presente em qualquer setor, infelizmente, convivemos numa sociedade egoísta, onde cada um vê o seu lado.
Entreguei os livros TP1, TP2 e TP6 e seus respectivos AAAs, organizamos nosso calendário de encontros.
Iniciaremos nossa seção de estudo pelo TP1, as cursistas olharam todo o material, viram que este TP trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura, analisamos os avançando na prática que compõem as unidades 1 e 2.
Lemos o texto "Variantes linguísticas: dialetos e registros" de Maria Antonieta Antunes Cunha, discutimos as ideias presentes neste artigo.
Acredito que teremos uma etapa bastante proveitosa para nós e principalmente para nossos alunos, que são o nosso principal alvo.
As cursistas se comprometem em se dedicar o máximo que puderem para terminar os três TPs até 10 de dezembro, elas estão preocupadas que o tempo para aplicação será menor, porque temos 2 meses e alguns dias, depois inicia-se o período de encerramento do ano letivo com recuperações e etc. Apesar de tudo, elas querem terminar ainda este ano, pois iniciaram o trabalho com uma turma e querem concluir com esta mesma turma, porque acreditam que o resultado será mais satisfatório e no próximo ano não sabem que séries e escolas trabalharão.
Em virtude deste fato espero encerrar este ano, mas acho que será difícil, porque temos muitas atividades nas escolas e final de ano é aquela "loucura" que conhecemos bem. Talvez fiquem algumas atividades como oficina livre, avaliação...para concluirmos em março. O tempo será nosso companheiro...vamos ver o que conseguiremos.
O que ficou acertado é que no próximo ano letivo as cursistas querem se reunir e aplicar com tempo as atividades propostas pelos TPs e faremos encontros para ver o andamento das atividades, bem como as trocas de experiências e estudar mais detalhadamente os assuntos abordados nas TPs.
Os projetos sobre leitura estão em andamento nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário