09/06/2009

3º Encontro - 1º Oficina - nº 5

Dia 08 de junho tivemos o nosso 3º encontro do programa Gestar. Numa fria manhã, aqui no sul do país, resolvemos, ao som de uma música instrumental, nos esquentar com a dinâmica "a frase que marca minha vida", cada professor escreveu em um papel colorido um fragmento de uma música, poema ou pensamento que lhe diz alguma coisa, e comentamos sobre cada uma delas, a seguir montamos um painel com "a cara" do nosso grupo....duas professoras em grupos diferentes escreveram a mesma frase: "Tudo posso naquele que me fortalece".
A seguir foi entregue o texto "As tarefas da educação" de Rubem Alves, esta leitura gerou várias discussões, a profª Sandra se identificou imediatamente com o texto e nos colocou que com 27 anos de profissão, às vezes, se sente impotente e ressaltou que sempre temos uma surpresa dentro de uma caixa, os outros professores entraram na discussão e chegaram ao senso que realmente posuímos as "ferramentas" e muitas vezes não sabemos usá-las e alguns relembraram o documentário sobre o "O saber e o sabor".
Os 36 slides sobre "Gêneros e tipos textuais- uma conversa que se inicia" foram passados, e em seguida realizamos uma síntese dos assuntos abordados nas unidades 9 e 10 do TP3, começamos as discussões, os relatos foram os mais variados, todos estão adorando as atividades e principalmente a metodologia, colocaram sobre a importância de um tema gerador, neste caso "O Trabalho" e suas diversidades de gênero, mas ressaltaram que é pouco o tempo de 15 dias para a aplicação de um Avançando na Prática para outro... No grupo de 10 professores foram aplicados 3 Avançando na Prática, a maioria dos professores trabalhou o 1º, sobre a biografia, ocorreram pesquisas de autores, entrevistas... as professoras Maria Helena e Clair relataram que através desta atividade puderam conhecer melhor seus alunos... O avançando envolvendo as "definições" de "trabalho é..."foi bem interessante , segundo o relato de uma profª com sua 6ª série, eles tiveram concepções diferentes, mas no final chegaram a um parâmetro... A proposta que envolveu o gênero "Fábulas" foi unânime entre os professores, todos a acharam maravilhosa, ficaram de aplicá-la no decorrer do bimestre, mas não fizeram este avançando, pelo curto tempo que tiveram, pois como se trabalha por períodos, ocorreram nestes 15 dias: encerramento de notas, conselhos de classe, entrega de boletins...o que dificultou o andamento do trabalho... O avançando que teve menos destaque entre os professores foi o da Literatura de Cordel, talvez por morarmos no sul do país e este não fazer parte do nosso dia-a-dia, mas uma professora trabalhou com seus alunos do Ensino Médio e garantiu que o "novo" agradou aos alunos.
Os professores entregaram seus relatórios de experiências juntamente com uma amostra de 04 trabalhos produzidos pelos alunos, os cursistas estão colocando 2 trabalhos considerados "bons" e 2 com "problemas", onde se começou a organização dos seus portifólios.
A oficina 5 destas unidades transcorreu normalmente, fizemos dois grupos de 5 professores, que se formaram pela preferência ou nos textos 1 "Poema tirado de uma notícia de jornal" ou 2 "Bom dia". Os textos foram lidos e analisados, criou-se uma proposta de interpretação, produção textual e caracterização e análise dos gêneros textuais, depois foram apresentadas para o grande grupo.
Ao final foi feita a avaliação do encontro e lançado o estudo das unidades 11 e 12 da TP3, ressaltei que no próximo dia 16/06 nos reuniremos para iniciar a elaboração do projeto de leitura.
Este encontro foi muito satisfatório...

Nenhum comentário:

Postar um comentário