26/06/2009

Oficina 6 - TP3

Dia 25 de junho nos reunimos na Biblioteca Pública Rui Barbosa (prédio anexo à Secretaria de Educação) para mais um encontro do Programa Gestar, abri com a mensagem "As Sementes", as professoras não conheciam e comentaram que realmente lançamos "sementes" no nosso dia-a-dia, mas infelizmente somos muito imediatistas e queremos um resultado rápido, sem contar que na nossa correria nem percebemos o florir destas sementes...

A seguir lemos o texto "A moça tecelã" de Marina Colassanti, que causou bastante polêmica e fez com que parássemos e analisássemos as coisas que devemos tecer e principalmente destecer de nossas vidas...

Fizemos a técnica do "Envelope de Linguagens", onde distribui vários gêneros textuais com tipos diversificados e em pequenos grupos as professoras analisaram e discutiram, elas conseguiram identificar claramente os textos: descritivo, narrativo, injuntivo, preditivo, expositivo e argumentativo, apesar que para a maioria das cursistas era novidade os textos preditivos e injuntivos, acharam a classificação bastante pertinente, houve apresentação para o grande grupo; o que causou mais polêmica foi na hora de classificar os tipos de textos, porém a percepção de inter-relação entre gêneros e tipos ficou bastante dúbia, mas conseguimos esclarecer as predominâncias e as cursistas observaram a importância de lermos mais teorias.

Num segundo momento iniciamos as discussões sobre as unidades 11 e 12 do TP3, as professoras relataram que necessitam de mais tempo para a aplicação das atividades, salientaram também que nesta época a escola está inserida com gincanas de festas juninas e outras programações...o que não permite que haja um envolvimento maior com as atividades dos TPs, pois o material é riquíssimo, exige ser aprofundado e bem trabalhado, ressaltaram que esperam que este programa não seja mais um entre tantos, coloquei para elas que temos um cronograma e prazos a cumprir.

Os relatos dos avançando na prática ocorreram normalmente, mas as cursistas aplicaram em sua maioria atividades da unidade 11. Os avançando que mais se destacaram foram sobre o jogo onde os alunos teriam que descrever um objeto sem dizer o nome, através de mímicas; a descrição sobre uma personalidade famosa, (a profª Clair, que trabalha em uma escola da zona rural, comentou que a personalidade para a maioria de seus alunos era um familiar, normalmente o pai); a atividade sobre anúncios foi bem aceita entre os alunos, o que eles mais compravam e vendiam eram sentimentos, e isso chamou a atenção da profª Sandra, que em função desta atividade passou o filme "De bem com a vida" e solicitou que seus alunos produzissem uma carta (gênero) recomendando o filme para alguém especial, ela levou e leu várias crônicas do livro "Mãe, você não tá entendendo... As cartas de Tati" Heloísa Perissé, eles também criaram cartões que caracterizaram a turma. As atividades com receitas e bulas de remédio também foram evidenciadas pelas demais cursistas. Elas entregaram seus relatos e a amostra dos trabalhos realizados pelos alunos.

A oficina 6, das unidades 11 e 12 do TP3, que envolveu o texto "O salário mínimo" foi realizada em dois grupos de 5 professoras, cada grupo procurou comprovar através de evidências se este texto se tratava de um exercício escolar ou não. As cursistas se envolveram na atividade e trouxeram informações de fatos históricos da época, o episódio do presidente João Batista Figueiredo que teria dito a fala transcrita no texto "...se ganhasse salário mínimo dava um tiro na cabeça..."foi recordado por uma das profª. O grupo que argumentou que este texto seria uma atividade de aluno evidenciou que o tema foi sugerido pela profª, a caligrafia é cursiva, a questão da mesada, o texto está em 1ª pessoa, o carisma do aluno pela profª... o outro grupo disse que há uma fluência nas ideias, correção linguística e gramatical, a publicação é de um humorista renomado "Jô Soares" em uma revista de circulação nacional, o fato histórico que o aluno remete no texto, o humor para fazer uma denúncia social...não são compatíveis com uma redação escolar. Cada grupo reforçou seus argumentos...debateram oralmente e no final chegaram a conclusão de que este texto não era uma atividade exigida na escola, analisamos também as sequências tipológicas, o gênero do texto ...

A oficina foi avaliada pelas cursistas de forma positiva, elas falaram da importância destes encontros para a troca de experiências e principalmente o leque de atividades que os TPs nos oferecem, sem contar o conhecimento.

Lancei o estudo das unidades 13 e 14 do TP4 instigando-as sobre "o que é ser letrado" para o próximo encontro no dia 08 de julho.

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