24/03/2010

Aplicação e conclusão dos projetos

Os projetos foram realizados e aplicados durante o ano de 2009, sendo que algumas cursistas continuarão com o trabalho no decorrer de 2010.

Os projetos vieram de encontro às necessidades que temos no dia-a-dia. As cursistas concluiram que trabalhar com projetos não é tão trabalhoso quanto se pensava. Às vezes temos resistência às novidades.

Em  nossa cidade acontece anualmente a Feira Municipal do Livro, "Nos trilhos da leitura...", temos este título, pois durante muitos anos fomos um município que explorava o carvão. Este evento facilita o contato dos alunos com os livros, porque durante o ano letivo temos a presença de autores escolhidos pelos professores, onde suas obras são lidas e exploradas pelos alunos.  A culminância ocorre sempre no mês de outubro com as apresentações das escolas.

Os projetos envolveram a temática da "Leitura em sala de aula".

Na EMEF Osvaldo Cruz e EMEF Santa Rita de Cássia, as cursistas profª Eni, Cleci e Lucélia enfocaram "A Poesia em sala de aula"com poemas do escritor gaúcho Mário Quintana e para concluir fizeram um sarau literário e apresentaram para os alunos  das suas escolas. O trabalho ficou muito interessante, pois houve o envolvimento de toda a comunidade escolar.
 
Na EMEF Miguel Couto e EMEF Anita Garibaldi, as cursistas profª Maria Helena e Clair enfocaram "Leitura de contos em sala de aula", os alunos escolheram autores de contos infantis, fizeram a leitura, seminários em sala de aula, apresentação de peças teatrais das obras lidas para os colegas e também funcionários da escola. Este projeto aconteceu de setembro a dezembro. Os alunos foram avaliados no seminário e na apresentação teatral.




No Instituto Estadual Couto de Magalhães, as profª Sandra, Janaína e Fátima tiveram  por objetivo que os alunos construíssem uma história pessoal de leitura, formando leitores e seduzindo-os para o registro escrito e fruiçao do texto, constituindo-os em leitores que leem e compreendem o que leem, através de obras diversificadas, com temáticas que agradam os adolescentes.

Os alunos da 6ª série da profª Janaína participaram de palestras na "Fundação Thiago Gonzaga". Esta fundação foi criada pela Srª Diza Gonzaga, mãe de Thiago, que faleceu em decorrência de um acidente de trânsito, na saída de uma festa. Os alunos leram o livro, que é um relato da vida "urgente" deste adolescente, participaram de um bate-papo com autora, na Feira do Livro Municipal e também visitaram a Fundação, em Porto Alegre e viram o trabalho que é realizado por esta entidade, com o objetivo de alertar os jovens que direção e álcool não combinam.


Os projetos, que fizeram parte do nosso curso Gestar, com certeza continuarão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário