29/03/2010

Oficina Avaliativa - Conclusão do Programa Gestar II

Dia 19 de março nos encontramos para finalizar o nosso Curso, neste  dia realizamos a nossa Oficina Avaliativa. Iniciei com uma mensagem sobre a importância de valorizarmos cada momento em nossas vidas de Henfil.

Solicitei ao estagiário Pedro da Secretaria, que fizesse uma filmagem com o depoimento sobre o curso, quando as cursistas souberam que eu filmaria, enlouqueceram...pois queriam sair "bonitas", mas o improviso foi legal, a descontração foi geral.

Cada cursista falou sobre suas angústias e perspectivas depois do Gestar.

Para a profª Clair os alunos têm dificuldades em entender os enunciados, as turmas eram agitadas. Quanto à escrita, ela comentou que os alunos escrevem mal, porque leem pouco. Ela acredita que deve se pensar a longo prazo em novas estratégias para mudarmos  esta situação, o Gestar foi o pontapé inicial e a metodologia de mais projetos que despertem o "gosto" pela leitura deve prosseguir em todas as escolas.

A cursista Sandra ressalta que ao mesmo tempo, as propostas diferenciadas de produção textual foram muito ricas, favorecendo o trabalho em sala de aula, mexendo com a emoção e a criatividade dos alunos. Apesar do pouco tempo para aplicação das atividades e elaboração de relatórios, o Gestar envolveu crescimento pessoal para todos e mexeu com o planejamento, pois houve uma reflexão da prática pedagógica, o que veio a somar na aprendizagem dos alunos.

A profª Eni enfocou a diversidade do material dos TPs, que com certeza servirão de apoio a todas as aulas desenvolvidas, bem como ajudará o nosso aluno a aprender de forma prazerosa e interessante, mas lamentou o pouco tempo para desenvolver todas as atividades.

As cursistas Maria Helena e Lucélia falaram sobre o "pavor" que tiveram no início, pois o novo assusta, ficaram com medo da sobrecarga, mas reconheceram que tudo valeu a pena.

Todas reconhecem a importância destes encontros e querem que continuem no decorrer de 2010.

Fizemos um lanche saboroso, o Secretário de Educação se fez presente e falou da importância destes encontros e no aprimoramento dos professores que refletirá automaticamente em nosso aluno. Entreguei um cartão sobre o que é ser mulher e encerramos mais uma etapa em nossas vidas.

Para mim este curso foi um desafio, porque trabalhar com professores, que já foram meus professores, deu um pouco de "receio", mas posso afirmar que valeu a pena.

Aqui, em Arroio dos Ratos, o Gestar desacomodou e renovou as práticas pedagógicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário