28/07/2009

MEMORIAL

Minha história com o mundo das letras começou cedo, sou filha de uma professora primária e um pedreiro. Minha mãe era alfabetizadora e em minha casa sempre tiveram muitos livros, desde pequena era cercada por eles. Uma história que li e reli muitas vezes era a do "Jacarezinho Egoísta", até hoje me recordo das ilustrações daquele livro, outra leitura que me fascinava era a do "Gato de Botas". Os contos de fadas eram os meus favoritos.

Acredito que a pessoa que mais influenciou minha vida literária foi minha avó, ela era quem cuidava de nós, eu e meu irmão mais novo do que eu 3 anos, para minha mãe trabalhar. Minha vó era analfabeta das letras, mas de uma vivência muito grande, ela nos contava os "causos" de sua infância, juventude... alguns verdadeiros e outros fictícios, mas que nós jurávamos que eram reais, todos os dias tínhamos a hora das histórias, às vezes deitados na cama com ela, lembro também que pedíamos pra ela contar e recontar aquelas histórias várias e várias vezes, e sempre tinha algo de diferente. Quando aprendi a ler eu também lia livros que trazia da escola pra ela e pro meu irmão, brincávamos de aulinha com minha vó, ela aprendeu a escrever seu nome que era EVA, mas ela tinha o apelido de Nena. Neste momento em que escrevo muitas lembranças me veem à mente e a saudade dela também, que se foi em 2002.

Na minha adolescência escrevia muitas cartas, participei daqueles anúncios que apareciam nos jornais para conhecer pessoas, fazer novas amizades.Fiz muitas amigos, conheci culturas diferentes, me correspondi com presidiário, deficiente físico, depressivos, muitos jovens da minha idade...para poder sustentar o correio tive que dar aulas particulares, pois eram inúmeras cartas semanais...as cartas eram tantas que não cabiam na caixa de correspondência, o carteiro tinha que entregar pessoalmente. Os diários também fizeram parte da minha juventude, escrevia tudo e eles eram os meus confidentes.

Sempre morei em Arroio dos Ratos, uma cidade pobre e pequena a 54km de Porto Alegre, sem muito acesso à cultura, não temos cinema, teatro, atrações turísticas... Estudei em escola pública, fiz o ensino médio "Magistério" na cidade vizinha de São Jerônimo, a minha fonte de leitura eram as bibliotecas, por minha conta, li quase toda a obra de Érico Veríssimo e Josué Guimarães, meus preferidos. Fiz meu estágio curricular com uma turma de 4ª série, mas fui trabalhar em Porto Alegre, como assistente administrativo na Secretária da Fazenda do RS, ali meu contato com a leitura era através de súmulas, diário oficial, processos, etc. foi uma experiência muito gratificante em minha vida. Nesta época sonhava em ser jornalista, aparecer na TV, viajar...mas não tinha dinheiro para cursar Jornalismo, o que eu conseguiria bancar seria um curso de licenciatura, então fiz vestibular para o curso de Letras.

O curso de Letras foi o marco divisório em minha vida, ali viajei por muitos lugares, fui ao inferno de Dante, a Alemanha de Goethe, a França de Honoré Balzac, a Espanha de Dom Quixote, Portugal de Fernando Pessoa e Eça de Queirós, a Bahia de Jorge Amado, os engenhos de cana-de-açúcar de José Lins do Rego, o sertão nordestino de Graciliano Ramos, os subúrbios cariocas de Lima Barreto, conheci Itabira com suas estradas férreas de Carlos Drummond, Porto Alegre nos anos 60 com Érico Veríssimo... vivi Cem Anos de Solidão com Gabriel Garcia Marquez...tive dúvidas como Bentinho, enlouqueci com Simão Bacamarte, Rubião e Policarpo Quaresma, amei com Maria Eduarda, Luísa, Amélia, Izolda, Capitu, Lucíola, Moreninha, Iracema, Helena... também sofri com Werther, Naziazeno ...realmente VIVI. A leitura é tudo. O curso de Letras que me propiciou estas viagens.

Cursei minha faculdade de 1993-96. Em 2000 fiz meu pós-graduação, especialização em abordagem textual. Em 2004 fiz o curso de extensão em "Formação de Contadores de História e Mediadores de Leitura", neste ano também participei do "Projeto Escrevendo o Futuro" do Itaú, em Curitiba. No ano de 2006 conheci o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, onde tive a impressão real de estar no sertão de Gimarães Rosa e em 2009 sou formadora do Curso Gestar.

Hoje tenho 37 anos, sou casada, mas não tenho filhos, trabalho com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, 2ª e 3ª do Ensino Médio (LP e Lit) e também tenho 20h na Secretaria Municipal de Educação. Sou concursada na rede municipal desde 1993 e na estadual desde 1999. Tenho um relacionamento bom com meus alunos, mas me sinto às vezes impotente quanto à questão da leitura e da escrita parece que tudo que se faz não surte efeito, sei que falta algo e me angustio.

Atualmente não leio tudo o que me dá prazer, pois a vida profissional me exige muito e as leituras ficam direcionadas ao profissional. Tenho uma relação de livros que pretendo ler e vou adquirindo-os para degustá-los, talvez nas próximas férias...ou quem sabe na vida de aposentada.

" Burras não são as memórias que esquecem, mas as memórias que não esquecem...

A memória inteligente esquece o que não faz sentido. A memória viaja leve.

Não leva bagagem desnecessária." Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário