04/07/2009

Oficina Livre

Dia 26 de junho ocorreu na EMEF Santa Rita de Cássia o encontro com o escritor Caio Riter. A Biblioteca Municipal Rui Barbosa em parceria com a Secretaria de Educação de Arroio dos Ratos está promovendo mensalmente encontros com escritores de literatura infanto-juvenil, em comemoração aos 40 anos da Biblioteca.
Os professores da rede municipal e estadual estão inseridos neste projeto, que já contou com a participação de Cristina Dias, Ilan Breman e Lenice Gomes. A cada mês uma escola é a anfitriã destes eventos, que acontecem em dois turnos de 4horas, num há a contação de histórias para alunos e no outro o encontro com professores para dicutir assuntos referentes a questão da leitura. Estas atividades culminarão com a Feira Municipal do Livro, que ocorrrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro.
Neste mês de junho tivemos a presença de Caio Riter falando sobre "O professor como mediador da leitura". Ele nos colocou a importância do professor convencer os alunos que a literatura é um prazer e não uma obrigação e a leitura tem a função de nos ajudar a escrever melhor. Tratou-se da questão que devemos direcionar, orientar as leituras, para que possamos debater, confrontar, construir juntos...Vimos as funções da Literatura, segundo Iser (Deleite, Reflexão e Transformação). O diagnóstico de leitura deve ser feito pelo professor, para verificar como a leitura é abordada na família...É importante seguirmos roteiros como: motivação, leitura, exploração e extrapolação para termos um leitor. Sem esquecer que precisamos de professores apaixonados.
Este encontro foi numa tarde gelada e teve a participação dos professores da rede pública, tomamos um chocolate quente e após foi aberto um debate para discussões sobre o tema com o grande grupo.
No cronograma que organizei reservei o dia 24 de julho para realizar a oficina livre, mas este evento veio de encontro as nossas necessidades, por isso aproveitei-o, as cursistas participaram ativamente.
"Para desenvolver o gosto pela leitura, é fundamental estarmos integrados em comunidades de leitores e, dessa maneira, construir sempre novos sentidos e compartilhar significados com nossos pares."
Vitória Líbia Barreto de Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário