09/07/2009

Oficina 7 - TP4

Dia 08 de julho nos encontramos para mais uma oficina.
Comecei com a apresentação no data show do livro ZOOM de Istvan Banyai e coloquei-o de duas maneiras: do início ao fim e do fim ao início, as cursistas não conheciam e acharam muito interessante a leitura, com este texto instiguei-as sobre as diferentes formas de ler através de imagens e questões sobre o letramento.
Lemos o texto "Gaiolas e asas" de Rubem Alves, a leitura gerou uma discussão acirrada sobre a temática, as profª colocaram que necessitamos urgentemente reformular nossas práticas pedagógicas e também cultivar a ideia de que a escola é boa e não um lugar de punição, ela tem que ser atrativa ao nosso aluno, mas discordaram no ponto em que o autor fala sobre a finalidade de ensinarmos gramática, todas acreditam que é importante conhecer os mecanismos da língua, não podemos abolir o planejamento, nem os conteúdos gramaticais, pois os concursos públicos e vestibulares exigem.
A seguir fiz uma retrospectiva dos assuntos abordados nas unidades 13 e 14 do TP4 e assistimos aos slides "Ensino da Escrita - Uma conversa sobre a produção escrita na escola" de Cátia Martins.
Começamos os relatos sobre os avançando na prática que as cursistas realizaram.
A atividade sobre o texto "Bar dos Namorados" foi trabalhada pela profª Fátima que relatou que seus alunos remeteram a autoria do texto a pessoas diversas, inclusive a um louco e ela trabalhou o avançando sobre o ambiente letrado. A atividade sobre a placa de trânsito, que tem a imagem de um homem apontando a arma para um ônibus, foi comentada pela profª Sandra, que ficou surpresa, pois seus alunos demoraram para identificar a arma e eles acharam que essa placa realmente existia, talvez por morarmos numa cidade pequena, onde a violência é mínima e por não termos muitas placas de sinalização, mas ela conseguiu fazer um bom trabalho abordando a violência nas cidades grandes. A atividade sobre "Festas Juninas" veio de encontro as festas do mês de junho que as escolas estavam envolvidas, ela foi escolhida pelas profª Eni, Janaína, Maria Helena e Sandra, elas disseram que os alunos não conheciam as músicas e se surpreenderam ao ver que eles não sabiam nada sobre simpatias, santos, provérbios..., concluiram que as datas comemorativas, infelizmente, não estão sendo mais trabalhadas, então elas aproveitaram experiências pessoais e contaram aos alunos as simpatias que faziam quando eram jovens, isto despertou o interesse na busca por estes conhecimentos. O avançando envolvendo festas locais evidenciou a Festa da Melancia e o Aniversário do Município e o avançando que despertou o maior interesse pelos alunos foi a organização de uma festa com convites, panfletos, divulgação de som, lembrancinhas...em grupos criaram várias festas como: 15 anos, pijama, carnaval de inverno... A atividade sobre os palhaços também repercutiu, os alunos começaram a identificar os palhaços nos próprios colegas. Outra atividade que chamou a atenção foi a propaganda "Soy loco por ti América", uma profª tirou xerox desta imagem e pediu que os alunos colorissem os rostos com 4 cores diferentes, ela nos disse que o trabalho superou suas expectativas, o texto "Você lembra, pai?" as cursistas disseram que não conheciam e acharam sensacional em compensação a reportagem "Herança Africana" não agradou. As cursistas comentaram que adoraram o avançando abordando sua cidade, é um tema bastante pertinente e elas garantiram que trabalharão futuramente. O texto "Circuito Fechado" também foi enfatizado.
A oficina nº 7 ocorreu tranquilamente, pois o texto "Cidadezinha qualquer" já era conhecido por todas, levei um material sobre Carlos Drummond de Andrade com alguns textos do autor enfocando o tema cidade. As cursistas preferiram reunir-se em dois grupos, aquelas que atuam com 5ª e 6ª séries e outro com as que lecionam com 7ª e 8ª séries, elas elaboraram várias atividades para acionarem o conhecimento dos alunos. A profª Cleci havia explorado este texto com seus alunos de 6ª série, ela comentou sua experiência.
Este encontro foi muito produtivo, as cursistas avaliaram estas unidades como acessíveis e enriquecedoras, elas creem que o Curso do Gestar já é um grande passo para esta mudança que queremos e precisamos para sairmos das nossas gaiolas e lançarmos voos.
Encerrei com o slide do poema " O que é letramento" de Magda Soares e convidei-as para darmos um mergulho nas unidades 15 e 16 do TP4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário