22/09/2009

Oficina 10 - TP 5

No dia 18 de setembro nos encontramos para a última oficina dos TPs da 1ª etapa, iniciei com uma mensagem do poeta Mário Quintana, conversamos sobre as sensações que sentiram. Passei os slides sobre Coesão Textual e fomos discutindo à medida que os slides iam avançando sobre as temáticas das unidades 19 e 20 do TP5.
As cursistas relataram suas atividades e uma das que mais chamou a atenção foi "História sem pé nem cabeça" do AAA5, a professora Eni relatou que seus alunos de 7ª e 8ª séries demoraram muito pra realizar, neste momento imperava um silêncio na sala de aula, todos queriam acertar a sequência, esta atividade foi tão interessante que ela nos relatou na sala dos professores, somos colegas na EMEF Osvaldo Cruz, e algumas colegas (professoras e supervisora) quiseram realizar e também demoraram um pouco, foi um envolvimento muito importante... Os alunos criaram a história "Enlace matrimonial", gostaram e acharam muito engraçada. Produziram a notícia para o jornal com base no texto "Gente em busca de um sonho". Fizeram um mural de propagandas a partir do anúncio das casas Bahia proposto nestas unidades. O texto "Touro e homem" foi trabalhado pela profª Maria Helena, que nos disse que os alunos gostaram de interperetá-lo e também gostaram da história, elas fez a atividade "brincando com pares de sinônimos". A profª Sandra trabalhou letras de músicas de forma desordenada.
O avançando onde os alunos tinham que dar uma sequência lógica a um texto fragmentado foi realizado por algumas cursistas; a profª Lucélia realizou a atividade em quem lançou perguntas e as respostas que os alunos iam dando ela recolheu e depois redistribuiu e eles escreveram histórias com estes fragmentos, colocando os elos coesivos necessários, algun alunos não conseguiram e refizeram suas histórias com a ajuda dos colegas. A profª Cleci trabalhou algumas gravuras que os alunos teriam que fazer a leitura da linguagem verbal e não-verbal. A profª Maria Helena trabalhou o avançando sobre o texto "Dona Custódia" de Fernando Sabino, disse que foi muito divertido, eles imaginaram tipos variados para esta senhora.
Segundo as cursistas os alunos não tiveram dificuldades de identificar a coesão textual, eles perceberam que ela é a responsável pela ligação das ideias nos textos, apesar que na hora em que eles teriam que fazer uso deste mecanismo apresentavam dificuldades, o cuidado com o emprego de palavras e expressões com valor coesivo é relevante na construção de um texto objetivo e claro.
A oficina nº 10 acredito que foi uma das mais interessantes, levei várias imagens, propagandas, rótulos e objetos para as cursistas escolherem o que mais lhes agradava, formamos dois grupos, e talvez por ser formado por mulheres, elas optaram em fazer anúncios de calçados. Os cartazes ficaram muito criativos e interessantes, cada grupo apresentou o seu e tentou convencer os compradores através de uma frase negativa para a "compra" do produto, elaboraram um texto fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário