09/09/2009

Oficina 9 - TP 5

Dia 04 de setembro nos encontramos para a realização da oficina 9, referente às unidades 17 e 18 do TP5, iniciei com uma mensagem de desenhos animados do Walt Disney sobre as decisões que devemos tomar em nossas vidas "E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer decidi triunfar...decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las..."
Fizemos a "dinâmica do cordão" onde cada cursista daria um nó simbolizando um momento importante em sua vida, ao som da música "Tocando em frente" de Almir Sater, depois cada cursista explicou para o grande grupo o que cada nó significa em sua vida, esta técnica foi muita proveitosa para nos conhecermos melhor. A profª Eni nos colocou que um dos momentos mais marcantes da sua vida foram as formaturas do Magistério e da Faculdade, pois seus pais não tiveram acesso aos bancos escolares e isso na sua família foi uma vitória. As demais ressaltaram também suas formaturas, casamento, nascimento dos filhos, 1º emprego, aprovação em concursos, etc.
Passei 64 slides envolvendo as unidades 17 e 18 do TP5 sobre Estilística e Coerência Textual, conforme os slides surgiam, fomos comentando sobre o conteúdo e as cursistas enriqueciam falando sobre as atividades que realizaram com os alunos.
O texto "Cada um é cada um" e o poema "Trem de ferro" foram trabalhados com os alunos ressaltando os estilos diferentes, as professoras comentaram a leitura que fizeram com o poema "Trem de ferro"observando a velocidade e o ritmo na leitura oral. "Palavras são palavras..." este texto foi abordado por várias cursistas e os alunos adoraram ficaram instigados para saber o significado das palavras "concupiscência", elucubração", "abjeta"e usaram e abusaram do dicionário para desvendar o significado das novas palavras. Uma das cursistas trabalhou a atividade em que cada aluno escolhia uma palavra que identificasse cada colega e elas eram coladas nas costas destes alunos, outra cursista pediu que os alunos escrevessem palavras que fossem bonitas, mágicas, tristes pesadas, vazia, etc. foi uma atividade rica, mas que causou muito tumulto. O poema "Convite" também foi ressaltado e os alunos foram convidados a fazerem poesias. Os trava-línguas foram explorados pelas cursistas e elas acharam que foi a atividade que os alunos mais se divertiram, riram muito quando alguns colegas não conseguiam ir até o final. O texto Pedro Paulo Pereira Pinto, as turmas adoraram e ficaram ansiosos para encaixar as palavras iniciadas pela letra "P", e foi sugerido que eles produzissem um texto e eles escolheram como temática a palavra "Mineiro" a letra inicial seria a"M", porque em nossa cidade semana passada ocorreu a queda do mineiro, estátua símbolo do município, foi uma brincadeira de mau gosto feita por três adolescentes, que acabaram por derrubar o mineiro, causando indignação dos moradores ratenses, esta notícia teve repercussão em jornais. Os textos "Adivinhe qual é o melhor e maior zoológico do mundo?" e "A Bruxinha Atrapalhada" ambos mostraram que a sequência dos fatos dentro de um texto é muito importante e necessária para uma compreensão adequada.
O avançando na Prática envolvendo o texto "Palavra" foi importante, pois os alunos fizeram brincadeiras, relacionaram palavras significativas para eles, escreveram sobre elas, criaram textos narrativos e poemas com as palavras que destacaram. Outro avançando que teve destaque foi o "Quebra-cabeças", pois despertou motivação nos alunos, eles queriam chegar ao final para descobrir qual era a imagem e perceberam que através de partes se chega ao todo e, que só desta forma se chega à verdadeira significação, ou seja , sua coerência. O avançando sobre os diálogos também foi referenciado, os alunos criaram diálogos em história em quadrinhos. O avançando da pág. 93 foi enfatizado por uma cursista abordando o tema da água passando uma mensagem sobre o desperdício, o bom e o mau uso da água.
A oficina 9 focalizando a construção da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto, pela tessitura das informações no texto foi realizada pelas cursistas que analisaram a propaganda "Furnas. Uma empresa cada vez mais verde, amarelo, azul e branco" foram relacionados os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal.
A avaliação desta oficina foi satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário