05/11/2009

Oficina 1 - TP1








Alunos da EMEF Miguel Couto inseridos no Gestar


Dia 05 de novembro realizamos mais um encontro para analisarmos, discutirmos e aplicarmos a oficina 1 do TP 1.
Este TP foi considerado o mais acessível por todas as cursistas e também quanto à sua aplicação, os temas Família e Escola estão relacionados diretamente a vivência dos alunos.
Iniciei com a apresentação dos slides "Só nordestino entende", "Chico Bento no Shopping", "O matuto no Cinema" e também passei os 15 slides sobre "Variações Linguísticas" a partir desta exibição começamos a discutir os assuntos das unidades 1 e 2 do TP1 "Variantes linguísticas: dialetos e registros" e "Variantes linguísticas: desfazendo equívocos", abordamos os dialetos e os registros do português, bem como a norma culta, o texto literário e as modalidades da língua.

Os relatos das cursistas quanto à aplicação dos avançando na prática foi muito valioso.
A profª Eni realizou com seus alunos as atividades do AAA1 envolvendo os textos "Sociedade, cultura, língua", "A gíria", "O qui é Brasí Cabôco? Eles também realizaram uma pesquisa retomando a "fala" dos seus pais e avós e culminaram com o avançando onde criaram um "dicionário de gírias" usadas por eles. 
                                          

 A profª Sandra também realizou este avançando e pode observar que, além de muitas expressões influenciadas pelo uso do computador e pelo contato com jovens da idade deles, os alunos também são muito influenciados pelo convívio com familiares e pessoas do meio em que convivem, não esquecendo as personagens de TV (novelas, filmes,desenhos...) ela trabalhou os textos "Ciúme" de Lygia Bojunga Nunes e "Retrato de velho", discutiu com seus alunos como eles se viam em relação ao assunto e o relacionamento entre jovens e velhos com as dificuldades advindas da diferença de idade,  valores,  época e vocabulário.

A profª Cleci trabalhou o texto "Retrato de velho", os alunos realizaram uma leitura silenciosa, fizeram um levantamento do vocabulário com uso do dicionário, dos personagens, da pontuação empregada no texto, a formação dos diálogos, alguns até identificaram o seu avô como o descrito nesta história e após ela aplicou o avançando sobre a leitura dramática dessa crônica, mas a profª nos disse que esta atividade não foi muito produtiva, pois os alunos não se concentraram na leitura, mesmo assim eles chegaram a conclusão que os grupos não leram corretamente, não observaram a pontuação e nem destacaram as falas das personagens.
A profª Maria Helena enfocou o texto "Conta de novo a história da noite em que eu nasci", houve a leitura silenciosa e oral, a profª leu o texto oralmente e foi mudando o tom e mesmo assim eles não gostaram do recurso da repetição, acharam irritante. O tema da adoção foi bastante discutido na turma, ela também trabalhou os textos "Retrato de velho" e "Ciúme".
A profª Janaína trabalhou o avançando envolvendo o texto "O Menino Maluquinho" de Ziraldo e explorou este texto através de questões diversas sobre as relações familiares, foi muito instigante para os alunos, pois eles relataram exemplos da sua vivência. Aproveitei este momento e assistimos aos slides deste livro.
As demais cursistas também realtaram suas atividades como bastante proveitosas.
Realizamos a Oficina 1 da unidade 2, inicialmente coloquei alguns versos do poema "Consideração do Poema" de Carlos Drummond de Andrade

Consideração do poema
"As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis."

Fiz a leitura oral do poema, discutimos a ideia presente nos versos acima, as cursistas comentaram sobre as obras conhecidas do escritor, trouxe também alguns textos do autor como "Confidência do itabirano", "Maneiras de amar", "Poema das sete faces... e cada cursista escolheu um poema e fez a leitura oral.


As cursistas se reuniram em dois grupos, li oralmente a crônica "A outra senhora" de Carlos Drummond de Andrade, a seguir entreguei as cópias do texto e elas fizeram um estudo do vocabulário e realizaram as questões propostas nesta oficina. As cursistas identificaram na carta as marcas do dialeto infantil, os diversos recursos da língua, a ausência de pontuação,o papel de persuasão das propangadas, enfim expuseram as emoções que sentiram.
Com esta oficina as cursistas verificaram a importância de fazer a leitura em voz alta antes de apresentar o texto para os alunos, os dialetos tem que aparecer na nossa prática em sala de aula para que o aluno perceba as diversas manifestações literárias e as crônicas são textos que devem ser mais explorados no ambiente escolar, pois tratam de temas do nosso cotidiano. O que as cursistas estão elogiando são as atividades apresentadas nos AAA e estão aplicando direto.

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