30/11/2009

Oficina 3 - TP 2

Dia 16 de novembro realizamos a Oficina 3 do TP2, iniciei com a mensagem "Palavras" do grupo Titãs e começamos a conversar sobre os temas das unidades 5 e 6 "Gramática: seus vários sentidos" e "A frase e sua organização", ficou claro que produção de texto e gramática não são atividades que se estranham.


A seguir passei o vídeo  do livro "Galileu leu" e o vídeo da música " Another brick in the wall" do Pink Floyd, discutimos a temática centrada neste texto e ele nos fez rever certas ações que, às vezes, cometemos com nosso aluno e nem percebemos e acabamos por deixar marcas irreversíveis, a discussão foi bem acirrada, algumas cursistas relataram fatos de sua vida escolar que são inesquecíveis, tanto pelo lado positivo quanto o negativo, dei as cursistas a tradução desta música "...Ei, professor! Deixe as crianças  em paz!... Não precisamos de nenhum controle de pensamento..."


As oito cursistas fizeram seus relatos sobre as práticas e os avançando que realizaram com seus alunos, entre eles:


A profª Cleci trabalhou o avançando sobre o uso dos verbos ter, haver e vir, realmente verificou-se a importância de oferecermos muitas situações de interação em que as formas aceitas como corretas apareçam, de tal modo que aos poucos os alunos as vão interiorizando, porque eles empregam um verbo em relação ao outro.



A profª Fátima  evidenciou o avançando  sobre o depoimento do escritor  Ivan Ângelo, que relata  sobre seus professores inesquecíveis, os alunos adoraram este texto e fizeram seu fechamento, eles extrapolaram, repetiram "falas" dos seus professores, reconheceram as reclamações que os prof. fazem, inventaram uma situação onde  o prof. de Português não se relaciona bem com os alunos, os textos ficaram muito bons. O grande problema que a profª nos relatou foi que poucos fizeram a leitura oral de seus textos, eles não gostam de ler oralmente. Ela trabalhou algumas atividades dos AAA como a da correção do que estava escrito "Uma  placa na horta" eles questionaram o preço da alface, perceberam os duplos sentidos, também fizeram a atividade "História do bebum", a turma achou muito engraçado e após a leitura e discussão deste poema ele foi reescrito em 3ª pessoa, passaram para "ela".



Já a profª Eni trabalhou os textos "A tinta de escrever" e "Osarta", eles fizeram leitura, interpretação, discutiram a temática dos textos e culminaram com o avançando trabalhado pela cursista Fátima, eles deram continuidade ao texto apresentado no TP falando do prof. de Português e produziram textos escrevendo sobre seus professores e ressaltaram, é claro, o prof. de Português. Os textos foram muito criativos e a profª relatou que achou a turma bastante madura, no sentido que não houve nenhum texto com termos pejorativos, nem críticas que não fossem positivas para seus prof.


As demais cursistas colocaram para o grande grupo as atividades que realizaram com seus alunos, os vários textos e atividades do TP e AAA2 que aplicaram, bem como a importância dos textos de referência, pois mostram assuntos relevantes ao dia-a-dia do mundo do professor.  Este momento é muito produtivo.



 Realizamos a oficina 3, os textos "Maria e Pedro na cova do vento" e o poema "Quatro" foram analisados e discutidos por dois grupos de cursistas, elas criaram atividades de leitura, interpretações, produção de texto e de análise linguística para serem trabalhadas com os alunos, a seguir apresentaram para o grande grupo, as atividades ficaram muito boas e criativas, permitindo uma aplicação em sala de aula com muito dinamismo.


Para encerrar passei o vídeo sobre "A vogal I quer ir embora" este vídeo mostra a revolta de uma vogal e ao mesmo a sua importância, apresentado no programa Jô Soares, as cursistas disseram que às vezes temos vontade de ir embora, largar tudo  e não nos damos conta que somos imprescindíveis no processo. Concluindo assim a abordagem sobre as análises linguísticas e literárias presentes nas unidades 5 e 6 do TP2. Risos não faltaram. Esta oficina foi muito proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário