Dia 11 de novembro tivemos o nosso encontro para estudarmos as unidades 3 e 4 do TP1 e realizarmos a 2ª Oficina.
Abri com as imagens de anúncios com erros de grafia como "Lã Rause, Vende-se caxorros pudos, etc."
Apresentei os 15 slides "Noções de Texto: condições de produção textual" e 16 slides sobre "A intertextualidade na propaganda", conversamos sobre as temáticas apresentadas neste TP "O texto como centro das experiências no ensino da língua" e a "Intertextualidade", que o ensino-aprendizagem está apoiado no texto é quase um consenso nos estudos de linguagem, não podemos esquecer que o texto é toda e qualquer unidade de informação, independente de sua extensão e deve ser o centro de todas as atividades, porque ele nos faz pensar, divertir, enfim, enriquece nossas experiências. Vimos que a intertextualidade pode ser conceituada como a presença de outras vozes em um texto produzido, sendo os processos intertextuais muito variados.

As atividades dos AAA foram trabalhadas pela maioria das cursistas. A profª Fátima desenvolveu a aula 6 sobre"Um poema de cordel piauiense" resolveu as questões com os alunos e eles gostaram deste gênero, pouco trabalhado na nossa região Sul e também ressaltou aula 7, "Propaganda: um outdoor". Na aula sobre "Paródia: Branca de Neve" os alunos perceberam claramente a presença do conto de fadas; as atividades sobre "Paródias de provérbios" e "Quem conta um conto, aumenta um ponto" foram as atividades que tiveram mais destaque entre as cursistas.
A profª Lucélia enfocou o avançando sobre a intertextualidade na produção de textos de seus alunos, eles fizeram a modificação de um conto de fadas, deram finais surpreendentes, alguns modificaram o meio das histórias, outros o final. Os contos dos "Três Porquinhos" e "A Bela Adormecida" ficaram com finais criativos e eles colocaram situações atuais.
A nossa oficina transcorreu normalmente, formamos dois grupos, as cursistas leram o texto "A língua" e fizeram o plano de atividade de leitura deste texto para ser trabalhado com os alunos, criaram uma situação para um debate da dualidade certo/errado, bom/ruim, amizade/ciúme; comentários sobre o último parágrafo do texto e ampliaram sua proposta de leitura com outras atividades. A produção de texto que foi proposta pelas cursistas abordaram a contextualização deste texto com a vivência pessoal dos alunos, sugestões como uma dissertação em função da temática principal, bem como as faces da vida, do ser humano e também a criação de fábulas contando fatos da vida moderna, cuja moral faça uma advertência sobre o uso das drogas.
As cursistas avaliaram esta oficina de forma positiva, como fizemos com as demais. O grande ponto de reclamação é a falta de tempo para desenvolver mais atividades, as temáticas são de interesse de todos os professores, porque são assuntos que nos fazem refletir sobre o verdadeiro papel da língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário